Sinopse:
EM RELEITURA CRÍTICA, MONTAGEM DE “SENHORITA JULIA” ESTÁ DE VOLTA EM NOVA TEMPORADA NA SEDE CIA DOS ATORES
Tragédia de Strindberg tem livre adaptação que questiona avanços no debate sobre gênero e consciência de classe na sociedade atual
“SENHORITA JULIA - Entre Dois Mundos” é uma livre adaptação coletiva que reestreia dia 02 de agosto, na Sede Cia dos Atores, às 21h. Uma experiência imersiva é a proposta deste espetáculo: levando em conta que a história se passa em uma noite de comemoração na casa de Julia, o evento começa antes do primeiro sinal. Uma hora antes de cada apresentação, o bar estará aberto e os atores estarão prontos para recepcionar o público, convidado de honra desta festa que bombou em sua 1ª temporada.
Samba, churrasco e teatro nessa subversão dramática! Depois do espetáculo a festinha continua. Festa às 21h, espetáculo 22h
Escrito em 1888 pelo sueco August Strindberg, “Senhorita Julia” recebeu inúmeras montagens no teatro e no cinema ao redor do mundo. A partir da relação impossível entre a filha de um conde e um criado, a tragédia aflora tensões entre a luta de classes e a desigualdade de gênero. No Brasil de 2024, o diretor Henrique Manoel Pinho provoca a temporalidade do texto, a fim de revelar o que mudou com o passar das épocas e o que permanece intacto.
Voltamos a Sede da Cia dos Atores, nossa parceira em vários momentos, para subverter o texto clássico do reconhecido, talentoso e misógino, dramaturgo. O espetáculo atualizado reflete, além do machismo e da misoginia na contemporaneidade, a consciência de classe. Porém, a nossa Julia não se submete a opressão imposta pela status quo social sobre o corpo feminino, ela reage e empodera-se. A consequência dessa reação só quem for assistir à peça saberá.
O projeto foi idealizado há um ano, quando também surgia o coletivo Ação em Cena, criado a partir de uma oficina ministrada por Henrique para alunos do curso técnico da CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) e jovens artistas convidados. Esta é a segunda temporada do coletivo, que busca questionar as estruturas sociais em seu trabalho. A convite de Henrique, três atores foram desafiados a encarnar Julia, Jean e Cristina, personagens de um triângulo amoroso atravessado por uma época repleta de repressões, preconceitos e violências. Será que essa época já realmente passou? No elenco estão Rebeca Souza, Estevão Balado e Renata Zuma.
Henrique Manoel Pinho é diretor, ator, preparador de elenco e professor da CAL. Integra o elenco da Cia Comparsaria Teatral, que está em cartaz com “Gente de Bem”. Durante os ensaios de "Senhorita Julia - Entre Dois Mundos", contou com a assistência de duas codiretoras: Luisa Rumchinsky, estudante de direção teatral na Unirio, e Andressa Fernandes, psicanalista. A eles se unirão antigos parceiros de trabalho, Daniel Villas na direção de movimento, Ana Roque na criação de figurino e visual cênico e Júnior Franco nas fotos de ensaios e cena, e vieram também novos parceiros, Fred Kotouc na iluminação e operação técnica e Marcella Freire na divulgação e assessoria de imprensa. Todos colaboradores fundamentais na criação de uma proposta coletiva de trabalho artístico.
Espetáculo livremente inspirado na obra de August Strindberg.
Duração: 70 minutos
Temporada:
Sem Informações!
Contato:
(21) 9996-05790 | Somente WhatsApp
Classificação:
16 anos
Genero:
Drama